TRILHA BABILÔNIA

Depois de reflorestar mais de 50 hectares dos Morros do Leme e da Babilônia-São João desde 2001, o Shopping vem investindo em melhorias na trilha ecológica do local. Em 2014, O RIOSUL realizou a sinalização de todo o percurso da trilha a fim de auxiliar os visitantes e apreciadores deste tipo de atividade no Rio.

Atualmente a Trilha conta com 23 placas de sinalização distribuídas ao longo do percurso, possibilitando um passeio mais seguro e rico, com informações sobre a botânica, indicações de caminho e curiosidades sobre a história local. 

A proposta do RIOSUL é promover passeios guiados periodicamente a fim de que as pessoas conheçam de perto o trabalho de reflorestamento que é desenvolvido no local, além de outras atividades de ecoturismo da região e os projetos sociais das comunidades próximas. 

Os benefícios do reflorestamento já podem ser notados nas áreas com a regeneração natural. Diversas espécies nativas da flora voltaram a colonizar as áreas espontaneamente como o Pau-brasil, Ipê-amarelo, Aroeira, Ipê-rosa, Embiruçu, Canafístula, Cedro-branco, Angico-branco, Sete-capotes, Paineira, Jatobá, Guapuruvu, Pau-ferro, entre outras 80 espécies de árvores. Até agora, já foram plantadas mais de 300.000 mudas. Na fauna também a recuperação das áreas trouxe de volta espécies que haviam migrado para outros locais, incluindo algumas espécies raras ou ameaçadas de extinção como a Jacupemba, Tucano-de-bico-preto, Papagaio-curica, Sabiá-preto, Coleirinha, Pichochó, Saíra-sete-cores e Trinca Ferro. 

Dos 50 hectares recuperados, 12 são no Morro da Babilônia; três no Morro do Leme; 11 no Morro do Urubu; no bairro do Leme, e 17 no Morro São João Batista, em Botafogo.

Nos últimos anos, todo o trabalho de ecoturismo e educação ambiental e conservação da área vem sendo desenvolvido em parceria com a Coop-Babilônia e o Instituto Moleque Mateiro. 
 

Outros Projetos